O PROGRAMA

O Programa

Razões para inovar

Mudanças das necessidades dos passageiros, avanços tecnológicos, valorização do capital intelectual da empresa, maior alinhamento com os parceiros, aumento da competividade e da concorrência, busca de maior eficácia organizacional, responsabilidade social, sustentabilidade, escassez de recursos, entre outros. Os exemplos são apenas alguns dos fatores que têm forçado muitas organizações a buscar mecanismos para inovar.   

Importância do público-alvo

Considerado um público fundamental e prioritário em programas dessa natureza, o Plim nasceu com a proposta de estimular a participação e o engajamento espontâneos do corpo de colaboradores do Metrô. Além disso, por meio de seus participantes promove a disseminação de conceitos, conteúdos e ferramentas de inovação. 

Os bastidores do Programa

Para colocar cada edição do Plim no ar, é constituída, por Ato do Presidente, uma Comissão Gestora que planeja, organiza e acompanha todas as etapas previstas, tudo isso com a supervisão direta do NIT – Núcleo Corporativo de Inovação e Tecnologia. 

Cabe ainda ao NIT às principais deliberações sobre o Programa tais como: a elaboração do Regramento, definição do cronograma, desenvolvimento do desafio, orientação e acompanhamento da prototipagem, entre outras atividades previstas em cada edição.   

Forma de participação e Avaliação

Qualquer metroviário poderá participar, se houver interesse pelo desafio proposto, a cada edição. Em geral, no mês de julho de cada ano, a Companhia apresenta um novo desafio, ligado a um tema estratégico. Em agosto, na plataforma do Teams Idea, os colaboradores podem conhecer e aceitar o desafio proposto e inscrever suas ideias preenchendo um formulário simplificado.  As inscrições são analisadas inicialmente por uma banca corporativa, indicada pela Comissão Gestora, a partir dos critérios definidos no Regramento.  

No mês de setembro, as ideias aprovadas são apresentadas na forma de um pitch para uma Banca Técnica especialista, também com base nos critérios definidos no Regramento. Ao final desse processo, saem as 10 ideias classificadas para a etapa de ideação e prototipagem.  

Algumas razões para participar do Plim.

O Plim proporciona uma oportunidade especial ao participante de conhecer e se relacionar com diferentes colaboradores de diferentes áreas da empresa; 

Em parceria com a Unimetro e o Escritório de Projetos da GPM, oferece capacitação e desenvolvimento em apresentações ágeis, no formato Pitch, além de outros conteúdos de metodologias ágeis para desenvolvimento de projetos. 

Nas duas últimas edições, entre os finalistas, foram sorteadas bolsas integrais de um MBA de Inovação da Fundação Instituto de Administração – FIA.  

Os finalistas, durante a etapa de ideação, contam com mentorias externas de mestres e doutores nos assuntos propostos, ampliando os níveis de conhecimentos dos participantes sobre os temas propostos.  

Cria oportunidades de muitas áreas conhecerem talentos de nossa organização, em temas que muitas vezes fogem do dia a dia desses profissionais.  

Abre oportunidades de desenvolvimento de projetos inéditos pela Companhia e colaborando diretamente para o sucesso na prestação de novos serviços ou criação de novos produtos pela organização.     

Os metroviários participantes recebem feedbacks e certificados para colocação em seus Curriculuns.